rejeição
Psicóloga Daniela Pelisson

5 formas de lidar melhor com a rejeição

Para lidar com a rejeição é importante para que você consiga administrar os seus sentimentos e as sensações que tal circunstância pode gerar.

Seja em um relacionamento amoroso, social ou profissional, viver uma situação em que foi rejeitado pode gerar muito sofrimento, o que se faz necessário, assim, encontrar estratégias de enfrentamento para que seja possível encarar esses momentos.

Uma rejeição pode despertar uma série de sensações e sentimentos que podem afetar negativamente a autoestima do indivíduo.

Quando acontece, a sensação de não ser aceito pode fazer com que o sujeito se culpe e comece a buscar razões para o ocorrido, relacionados à sua personalidade, aparência, interesses, entre outras características.

Isso pode desencadear uma série de sentimentos ruins, fazendo com que a pessoa se sinta insegura e invalidada, o que gera o sofrimento.

Como lidar com uma rejeição?

O mais indicado a ser feito é que o indivíduo reflita sobre a situação, encontrando estratégias de enfrentamento para lidar com o sentimento de rejeição, a fim de que isso o fortaleça para aceitar o ocorrido e melhor lidar com seus sentimentos nesse processo.

Algumas formas que também podem ajudar nesse momento:

Expressar seus sentimentos;
Fazer reflexões;
Aceitar o que aconteceu;
Fortalecer autoestima;

E o mais importante: procurar ajuda profissional.