Psicóloga Daniela Pelisson
Transtorno Afetivo Sazonal: a depressão pela mudança das estações.
O Transtorno Afetivo Sazonal (SAD) é uma forma de depressão que ocorre em ciclos regulares com a mudança das estações do ano, com sintomas mais intensos durante o outono e inverno.
As causas do TAS ainda não estão completamente esclarecidas, mas acredita-se que elas estejam relacionadas à diminuição da incidência de luz solar durante os meses de outono e inverno.
Estudos também mostram, que a baixa serotonina está associada ao transtorno afetivo sazonal, pois é um neurotransmissor envolvido na regulação do humor e sono. Já a baixa produção de melanina e vitamina D durante os meses de inverno (quando há menos exposição à luz solar) pode levar a um distúrbio na regulação do relógio biológico e consequentemente afetar o humor.
Esses fatores combinados, podem contribuir para o desenvolvimento do transtorno afetivo sazonal.
As características do transtorno afetivo sazonal são: maior incidência de quadros depressivos, com diminuição dos níveis de energia, perda de interesse nas atividades normalmente prazerosas, alterações do sono e do apetite e um quadro depressivo recorrente, com início no outono e tendência a regredir no verão.
O diagnóstico do TAS pode ser feito por um psiquiatra e/ou psicólogo, baseando-se nos sintomas apresentados pelo indivíduo.
O tratamento pode incluir psicoterapia, fototerapia e medicamentos prescritos pelo médico, de acordo com o plano de tratamento para cada paciente.